E.M.E.F. Etelvino de Araújo Cruz

Blog informativo da Escola EAC - projetos desenvolvidos, atividades diárias...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PROJETO HORTA ORGÂNICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTENEGRO



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA



ESCOLA MUNICIPAL DE ENS. FUND. ETELVINO DE ARAÚJO CRUZ



RUA NOVA – MONTENEGRO – RS



escolaetelvino@gmail.com



51-3647-2069

 
PROJETO HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA
Equipe Diretiva:

• Marilete Leal Kuhn

• Clarice Rambor Maia

• Nara Mártin



Professores Coordenadores:

Sebastião da Graça de Oliveira

Jônathas Martinelli Peralta

Melícia Pereira do Nascimento
Demais professores e funcionárias
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Ensino Religioso

Séries: 5º a 8ª séries, diurno e EJA (noturno) 5º ano de tarde.

 
Montenegro, março de 2010.

JUSTIFICATIVA
A Organização Mundial de Saúde define que uma das melhores formas de

promover a saúde é através da escola. Isso porque a escola é um espaço social,onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, e as crianças poderão participar das atividades ligadas à horticultura, onde perceberão que muitos dos alimentos que consomem são produzidos pela terra.

A horta oferece vantagens para a comunidade, podendo se fazer doações para

as famílias como também estar estimulando estas famílias a ter uma nova fonte de renda familiar.Sempre deixando bem claro, a importância da total sintonia necessária para o bom funcionamento de todo o ecossistema, onde a prática pedagógica estimula e educa os alunos e demais envolvidos, valorizando a

OBJETIVO GERAL

 Sensibilizar e conscientizar os alunos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão do Planeta. Oportunizando aos mesmos técnicas de manuseio e conservação do solo, como também estimulá-los a consumir alimentos mais saudáveis e nutritivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação, até a conservação destes alimentos.

 Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar.

 Conscientizar da importância de estarem saboreando um alimento saudável e nutritivo.

 Plantar fruto, no caso o pepino, que a possibilite de gerar renda à comunidade através da elaboração de conservas(2º momento);

 Valorizar a agricultura orgânica por ser um sistema de produção de alimentos que procura estar em sintonia com o processo da natureza, conservando a saúde do solo, das águas, dos seres vivos e do ambiente como um todo, onde diferencia a prática pedagógica.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do projeto será criada uma horta educativa em um espaço determinado nos fundos da escola.

Temos a idéia inicial de cultivar pepinos, pois almejamos a possibilidade de avançar para a preparação de conservas. Dessa forma, precisaremos seguir o tamanho padronizado sugerido por técnicos especializados na área. De acordo com pesquisa prévia, o comprimento dos canteiros variará conforme o terreno, bem como o espaço, a largura seguirá o padrão, em torno de 0,5 metro a 1 metro.

Todos os espaço que constituirão a horta terão como princípio pedagógico facilitar a construção do conhecimento das mais diversas áreas de conhecimento de forma integrada.

Contaremos com a participação direta de alunos das turmas do turno da manhã, do 5º ano da tarde e das turmas da Educação de Jovens e Adultos, sendo assim, o projeto contempla membros e participantes das mais variadas idades, auxiliando com isso, a conscientização da importância do cultivo orgânico e sustentável. Além das participações diretas,contamos com participantes indiretos, que são compostos por pais, alunos e membros da comunidade, que usufruirão dos pepinos colhidos da horta escolar e assim adquirem conhecimento do projeto e da importância que há em âmbito ecológico e autossustentável, bem como na prática pedagógica, podendo ser levado para casa e aplicado em seu terreno de modo a contribuir para renda familiar e com a alimentação saudável e sugerida por muitos.


DESENVOLVIMENTO

Para o desenvolvimento do projeto buscamos colaboradores que nos ajudem nos custos que surgirão. Para manter a irrigação da horta precisaremos organizar uma cisterna para captação da água da chuva. Buscaremos também a compra das sementes e demais necessidades.

Para o plantio dos pepinos utilizaremos o método de estacas, seguindo os passos sugeridos em várias pesquisas pertinentes para obtermos sucesso. Como sugerido nessa técnica de cultivo,semearemos os pepinos em alvelos de isopor, previamente determinados e conforme adubados para o cultivo, criando condições suficientes para o desenvolvimento.

Após os brotos estarem em condições adequadas para o transplante, colocaremos em prática o sistema de estacas.

As estacas serão implantadas na horta e seu respectivo canteiro, antes do transplante do pepino, para termos o ambiente pronto e a espera dos brotos, com aproximadamente 2,5 metros de altura, espaçamento de 2 metros, condução através de fitilho ou rede e uso de um mourão a cada 50 centímetros. Para irrigação, utilizaremos o sistema de cisterna, onde a água utilizada será obtida através da própria chuva que o telhado do prédio da escola captará e armazenará na caixa d’água estrategicamente posicionada.

Um dos recursos utilizados no processo para combater pragas e doenças será

utilizar plantas com efeitos alelopáticos. Algumas plantas têm a capacidade de interferir no desenvolvimento de outras, por meio de substâncias que liberam na atmosfera ou no solo. As sustâncias alelopáticas, então, introduzem novos compostos químicos no ambiente, protegendo os organismos que as produzem, e impedindo o avanço de outros, especialmente ervas daninhas, fungos e pragas que durante a construção da horta seráo eliminadas por serem indesejadas diante do projeto. Será ressaltado e estudado com os alunos, que mesmo essas plantas supostamente indesejadas na horta, também possuem seu espaço no ambiente e suas funções.

No segundo momento do projeto, a partir da colheita dos pepinos, passaremos a elaboração das conservas. Faremos um estudo sobre esse processo buscando junto a técnicos da EMATER e outros que se disponibilizarem, para que todo o processo siga às normas para uma possível produção para comercialização no futuro.

No período de estudos e pesquisas sobre o plantio e o beneficiamento do pepino, em especial, buscaremos visitar ambientes, fábricas que façam o processo de conservas. Temos a intenção de aglutinar alguma interessada para um possível direcionamento de nossa produção.

Pensamos que esse projeto pode alavancar uma ótima possibilidade de geração de renda às famílias de nossa comunidade, mas para isso precisaremos estruturá-lo bem e ir sensibilizando mais pessoas para ajudar no sucesso do projeto.Fazendo uma consideração sobre a totalidade do projeto deduzimos previamente que o mesmo terá um custo em torno de R$ 5000,00. Esse valor deverá subsidiar questões como a cisterna, uma possível estufa e demais custos para a operacionalização do projeto

PASSOS DO DESENVOLVIMENTO

Começaremos em busca de um lugar propício e capaz de atender nossas necessidades. Percebemos que a tarefa não seria muito fácil, pois há muitos anos não se trabalhava naquele local, sendo assim, vimos que seria o mais adequado e passamos a adaptá-lo para nossa necessidade, que seria a horta orgânica. Esse espaço deverá ser nos fundos da escola em um terreno cedido por uma família da comunidade.

Será desenvolvido o trabalhado de limpeza, junto com os alunos da 7ª e 8ª séries , do local que não se encontra em condições para iniciar o processo de adaptação do ambiente para horta.

A prática pedagógica será constante na dinâmica de envolvimento de todas as turmas. Será trabalhada a importância das plantas, mesmo das que foram arrancadas no processo de limpeza da área que compreenderá a horta.

Nessa etapa de limpeza, buscaremos o auxílio de membros da comunidade,

pais, alunos, professores, funcionários e prefeitura de nosso município.



Para complementar a horta e diversificá-la colocaremos alguns vasos com plantas a serem escolhidas pelos alunos e também plantaremos outras espécies que se adaptem ao espaço como alfaces e temperos verde.



Enquanto as turmas de 7ª e 8ª séries limpam e prepararam a terra, juntamente com os voluntários da comunidade, os alunos das 6ªs séries prepararão a semeadura das sementes.

CRONOGRAMA

- Início do projeto maio

- Palestra sobre plantio e cultivo da terra- junho - EMATER

- Orientação de uma bióloga (Andréia Hartmann) sobre manejo da vegetação- durante todo o projeto.

−Seleção e preparo dos vasos para semeadura – agosto/setembro

−Alvelos semeados pepinos - outubro

−Vasos semeados (Alfaces) – outubro

- Período de cultivo das culturas nos vasos - outubro

- Elaboração do planejamento para o desenvolvimento da horta - outubro

- Preparo da horta e da cisterna – outubro

- Estudo e pesquisas sobre o pepino-outubro

- Transplante das Plantas – outubro

-Estudo, pesquisa sobre conservas- outubro

- Cultivando as plantas, cuidando, regando e mantendo – novembro

- Colheita - dezembro

- Direcionamento dos Pepinos obtidos - dezembro

Cozinha da Escola

Alunos / Pais e comunidade

Professores e funcionários

- Alfaces colhidas direcionados para cozinha da escola – dezembro

CONSIDERAÇÕES GERAIS E AVALIAÇÃO

O presente projeto pretende despertar a curiosidade e a vontade de cultivo responsável da terra nos membros envolvidos diretamente no projeto, e nos que estão indiretamente engajados.

Busca gerar um sentimento de capacitação para contribuir com o ambiente que vivemos e habitamos, por fazermo-nos pensar sobre a importância de manter próximas gerações, deixando a cultura consumista e obtendo uma visão autossustentável e até mesmo rentável. Pretendemos também incentivar na comunidade a idéia de que passem a usar o solo de modo sustentável, aproveitando o adubo orgânico produzido através de resíduos domésticos em suas hortas e vasos.

O projeto continuará por longo do período, mantendo seu linear pedagógico,

com isso, iremos obter melhores resultados, na medida em que as adaptações e aperfeiçoamentos das técnicas e recursos forem sendo desenvolvidos e assim, engajando cada vez mais a comunidade escolar, bem como alunos, pais, professores e funcionários.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial